Regras

Regras

As regras de competição do judô são classificadas em 28 artigos. Desde 1975, quando foram implantadas, elas vem sendo modificadas, visando sempre a privilegiar os atletas com mais técnica e para dar mais dinamismo aos combates. Entre as modificações mais recentes das regras do judô estão a eliminação do koka (menor pontuação que existia, equivalente ao primeiro shido), punição para pegada na perna diretamente e a ampliação do uso da área de combate. Essa última alteração permite a continuidade do combate mesmo que um dos competidores esteja fora da área, possibilitando que as técnicas do judô possam ser avaliadas pelos árbitros enquanto um dos competidores estiver tocando a área de combate. A luta é paralisada somente quando ambos os atletas estiverem totalmente fora da área de combate.

A regra do judô estabele também um padrão para o uniforme, o kimono (judogui). Para que não se tenha desigualdades no combate, o judogui deve respeitar um padrão pré-estabelecido e que pode ser checado pelos árbitros. No caso de irregularidade o competidor é eliminado imediatamente. Atualmente os atletas devem ter 2 kimonos para competição, o tradicional branco e outro azul, que facilitam a avaliação de quem foi o responsável pela aplicação de uma técnica e também para a visualização do público.

As lutas são mediadas por um trio de arbitragem, um central de dois laterais, onde a decisão da maioria sempre prevalece, ou seja, é preciso ter no mínimo duas opiniões a favor da decisão.

Em campeonatos oficiais de judô, nacionais e internacionais, o tempo de luta para os adultos é de 5 minutos e em caso de empate é aplicado o golden score, no qual os atletas lutam mais 3 minutos e vence quem marcar o primeito ponto. Em caso de novo empate o trio de arbitragem decidirá a luta.

Nas competições de judô os atletas são dividos de acordo com a idade e peso. Existem 6 divisões de classes de idade e 7 a 10 categorais de peso. Cada classe possui um tempo de luta e técnicas que oferecem algum risco a integridade física, como chaves de braço e estrangulamento, são proibidas entre as crianças até 14 anos.

  • Infantil – 9 e 10 anos
  • Infanto-juvenil – 11 e 12 anos
  • Pré-juvenil – 13 a 14 anos
  • Juvenil – 15 e 16 anos
  • Junior – 17 a 19 anos
  • Sênior – 20 anos e acima

Super Ligeiro / Ligeiro / Meio Leve / Leve / Meio Médio / Médio / Meio Pesado / Pesado / Super Pesado

Pontuações do Judô

As regras do judô estabelecem as pontuações positivas de acordo com a qualidade das projeções e estão dividas da seguinte forma:

  • Yuko
    Um terço de um ponto. Um Yuko se realiza quando o oponente cai de lado, ou quando é imobilizado por 15 à 19 segundos. Lembrando que nenhuma quantidade de Yuko se equivale ou supera um Wazari.
  • Wazari
    Meio ponto, dois wazari valem um ippon e termina o combate logo após o segundo wazari. Pode-se dizer que o Wazari é uma técnica quase perfeita, também ganha wazari, se conseguir imobilizar o oponente por 20 à 24 segundos.
  • Ippon
    Ponto completo, determina o final do combate. Um Ippon se realiza quando é aplicado um golpe com força, velocidade e quando o oponente cai com as costas no chão, ao término de um movimento perfeito, quando é finalizado por um estrangulamento, chave de articulação, ou quando é imobilizado por 25 segundos.

Penalizações do Judô

Pontuação inversa ou negativa, ou seja, valem pontos para o adversário e são cumulativas. São elas:

Hansokumake
Equivale a um ippon. A luta termina e o atleta que recebe tal penalização é eliminado, dependendo do caso, até mesmo do campeonato sem a possibilidade de disputar repescagem.

O Hansokumake desclassifica o atleta da luta e isso acontece quando ele recebe 4 shidos, como dito àcima, ou quando o atleta usa objetos metálicos, quando arrisca sua integridade física ou a do adversários ao aplicar golpes não correspondentes ao judô.

  1. Punição: Shido I – não é marcado no placar, serve como advertência.
  2. Punição: Shido II equivale a um yuko
  3. Punição: Shido III equivale a um wazari
  4. Punição: Hansokumake¹ equivale a um ippon

 

COMPARTILHAR:

+1

0 Comentario "Regras"

Postar um comentário

Sensei Responsável pelo projeto
email: edimar.porfiro@gmail.com

Celular/WhatsApp do Sensei
(61) 99822-0034

Igreja Cristã Manacial da Vida (mantenedor do Projeto)

Atendimento de seg a sex Hrs 13 as 21.(61)3351-4582
Nosso Dojô

Igreja Cristã Manacial da Vida (mantenedor do Projeto)