Origem e Filosofia do Judô

Criado em 1882 por Jigoro Kano, no Japão, o Judô tem como alicerce três princípios filosóficos:

  • JU = suavidade
  • SEIRYOKU-ZEN-YO = máxima eficiência com mínimo esforço
  • JITA-KYOEI = bem estar e benefícios mútuos
  • Desde 1964 o judo é um esporte olímpico. Atualmente 177 países estão filiados à Federação Internacional de Judô (FIJ). No Brasil calcula-se para mais de 2 milhões de praticantes de judô, um milhão, só no estado de São Paulo. Para um esporte que começou a ser conhecido no mundo só a partir do início do século é um avanço extraordinário e continua em franco crescimento.

    O carisma deste esporte asiático deve-se à união eficaz de dois pontos na formação humana: a EDUCAÇÃO FÍSICA e MENTAL, seguindo aquele velho aforismo: EM CORPO SADIO, MENTE SADIA.

    A Academia Kanayama acreditando neste preceito tem como filosofia o incentivo à participação da criança em atividades que promovam a integração, fazendo com que aprenda a conhecer-se, desde as suas limitações até os potenciais desconhecidos. É uma lição de casa que ela tem que fazer e resolver sem interferências.

    Por outro lado, aplicando o princípio da suavidade (JU) incentivamos a prática do Judô por todos sem qualquer tipo de restrição, com o devido respeito às limitações e aos objetivos individuais. Idade e condição física não são vistas como fatores impeditivos para a prática do judô.

    Para o desenvolvimento pleno de um judoca a técnica deve aliar-se ao componente físico que crie um equilíbrio resultando na máxima eficiência. A competição é um dos componentes do esporte, e portanto, também o é no judô. Com o devido supervisionamento a competição tem como objetivo medir o grau de aprendizagem atingido, fechando um ciclo para início de um próximo mais avançado.

    COMPARTILHAR:

    +1

    0 Comentario "Origem e Filosofia do Judô"

    Postar um comentário

    Sensei Responsável pelo projeto
    email: edimar.porfiro@gmail.com

    Celular/WhatsApp do Sensei
    (61) 99822-0034

    Igreja Cristã Manacial da Vida (mantenedor do Projeto)

    Atendimento de seg a sex Hrs 13 as 21.(61)3351-4582
    Nosso Dojô

    Igreja Cristã Manacial da Vida (mantenedor do Projeto)